• Categoria: ensaio inspiracional, fotografia

  • Peças: livro de arte, exposição itinerante e site de divulgação

  • Autora: Ana Augusta Rocha

  • Status: em busca de patrocínio

O mesmo vento,
as mesmas águas,
a mesma química.
Por fim descobrimos:
somos Terra.

 

 

A habilidade de nos sustentarmos em harmonia no planeta onde vivemos clama por uma mudança. Não apenas uma mudança racional. Não apenas uma mudança no olhar. Mas uma mudança no modo como nos sentimos com a Terra. Não mais separados, apartados, isolados, distintos. Mas parte dela. Humanidade e planeta, somos inseparáveis. Somos um só corpo. Somos Terra.

 

O que pretendemos?
Falar com a criança e o jovem, para falar com todo o mundo.
Trata-se de um livro para jovens, complementado com uma grande exposição itinerante que percorrerá algumas capitais brasileiras. Um livro e uma exposição que despertam um sentimento de ligação com o planeta e uma sensibilização, para que cada pessoa possa, depois de vivenciar a experiência, sentir-se não apenas um guardião, não apenas um filho, não apenas um ser humano apartado e diferente, mas como a própria Terra.
Acreditamos que é pelo envolvimento que a sustentabilidade se torna possível. Mais do que “des-envolvimento”, envolvimento. Aí mora a grande habilidade e o grande desafio.
Os jovens têm um papel fundamental na criação dessa sociedade envolvida. É com eles, principalmente, que falaremos.
Por meio de imagens e vivências sensoriais, levaremos cada indivíduo a entender que somos um só corpo e, por isso, num primeiro instante, precisamos cuidar da nossa natureza, para cuidar da natureza maior, já que tudo acontece por encadeamento.

Imagens de dentro do nosso corpo que se assemelham a paisagens da Terra. Paisagens da Terra que se parecem conosco. Planetas e sistemas que, vistos de perto, lembram também células do nosso corpo. A exposição proporá momentos sensoriais (visuais, táteis e auditivos), que nos ajudarão a sentir no corpo essas relações.

 

O livro
Formato: 120 p., 100 imagens, quatro textos
Tiragem: 3 mil exemplares
Texto de abertura propondo o conceito. O que é, afinal, a habilidade de sustentar a nossa relação com a Terra? Que tipo de relação é essa?
Ensaio fotográfico e textos inspiracionais de sensibilização: somos Terra.
Reflexões: três momentos escritos por autores convidados.

 

A exposição
Painéis de abertura com trechos retirados do livro.
Ensaio de imagens e textos inspiracionais.
Criação de quatro câmaras sensoriais (vento, nuvens, águas e floresta), nas quais, através de imagens projetadas (vídeos e fotos), locução e sons, as pessoas poderão sentir fortemente a natureza.
Vento: sensibilização para que as pessoas passem a sentir o vento. Sua temperatura, sua força, se é contínuo ou intermitente. E o que isso significa. Contando histórias sobre povos que sabiam conversar com o vento. A vida que nos anima: será ela vento?

 

Nuvens: ver nas nuvens outra manifestação da Terra. Se leves e alegres. Se pesadas e escuras. Aprender a ler os elementos naturais.

 

Água: cerca de 75% do nosso corpo é composto de água. Assim como o corpo da Terra. Perceber como nossas veias parecem rios.

 

Floresta: os sons da floresta, de dia e de noite. O que eles nos contam. Uma grande árvore, quando tomba na floresta, desaba gemendo: é assustador. É possível sentir que toda natureza ao redor se ressente.

 

Como participar
Patrocinador principal (quota única)
Valor: R$ 810.000,00
Apoiador (quatro quotas)
Valor: R$ 203.000,00

Lei Rouanet
PRONAC Número: 084989

 

 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 
 

contato@auana.com.br | +11 3061-0609

© 2009-2010 Auana. WebDesign: QuartaDesign