• Categoria: fotografia

  • Peças: livro de arte, exposição itinerante e DVD didático

  • Status: em busca de patrocínio

“Sem Angola, não há Brasil”, alertava, no início do século XVII, o polêmico Antônio Vieira. Por ora, indagamos: sem África, qual Brasil?

 

Muitas foram as culturas africanas que contribuíram para a formação do povo brasileiro. Hoje, os afro-descendentes representam 50% da nossa população, tornando o Brasil a segunda maior nação negra do mundo, atrás apenas da Nigéria.
O projeto “O lado de lá” tem como objetivo jogar luz sobre o conhecimento que se tem no Brasil a respeito da África, por meio de um ensaio fotográfico e de textos que retratam o cotidiano nos países de origem das populações afro-brasileiras, especialmente em pontos marcantes da África ligados a nossa história. Foram, então, selecionados sete países para serem visitados, tendo como critério de escolha a intensidade de conexão com o Brasil, via tráfico negreiro.

 

A proposta
Esse trabalho propõe uma viagem ao passado que nos une no presente. A intenção é mostrar como andam hoje as distintas culturas do lado de lá do Atlântico, e a influência da cultura brasileira nesses países. É um passo no sentido de estabelecer, por meio da fotografia e da pesquisa etnográfica – acessível ao grande público de maneira didática e artística –, um olhar sobre a África contemporânea, que nos diz respeito diretamente.
O reconhecimento do valor histórico do tráfico negreiro e da escravatura contribui para a preservação da memória dos povos envolvidos nesse processo e para estabelecer um novo relacionamento entre os mesmos.

Próximos pela história e separados pelo Atlântico. Guardadas as diferenças, vivenciamos realidades ao mesmo tempo semelhantes e distantes, mas que nos influenciam reciprocamente e que nos propõem uma reflexão sobre as múltiplas possibilidades que o futuro nos aponta. A seguir, a lista dos países que serão visitados:

 

Angola – 1 mês: as províncias de Luanda, Bengela e Cabinda
Moçambique – 20 dias: a capital Maputo e arredores
Senegal – 10 dias: Dakar e Ilha de Gorée
Benin – 15 dias em janeiro: mês do carnaval “brasileiro”
Togo e Gana – 15 dias
Congo – 12 dias: Kinshasa(capital) e Baixo Congo

 

O livro
Formato: 37 x 27 cm; 180 p.
Impressão: 4 x 4 cores
Tiragem: 3 mil exemplares
Fotografia: Ricardo Teles
Textos: diversos autores

A exposição fotográfica
50 ampliações 1 x 1 m
Festa de lançamento e passagem por cinco capitais
Fotografia: Ricardo Teles
Textos: edição Auana

 

O DVD
Documentário de caráter didático, com a essência do livro e da proposta
Duração: 40 minutos

 

Como participar
Patrocinador principal (quota única)
Valor: R$ 800.000,00
Apoiador (quatro quotas)
Valor: R$ 200.000,00

Lei Rouanet
PRONAC Número: 087523


 

 

 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 
 
 
 

contato@auana.com.br | +11 3061-0609

© 2009-2010 Auana. WebDesign: QuartaDesign