• Categoria: fotografia, integração das Américas, convivência planetária

  • Peça: livro de arte

  • Status: em busca de patrocínio

O istmo é um livro de arte.
O istmo é um relato do encontro entre diferentes culturas.
O istmo é um olhar sobre uma maior aproximação cultural entre os países da América Latina.

 

O istmo, rotas culturais da América é um livro que tem como proposta aproximar mundos. De um lado temos velejadores brasileiros, uma família que vive a bordo já há alguns anos e que se dedica a realizar experiências de integração na América Latina.
Como os viajantes do passado, que tinham olhar multidiciplinar, o casal Rodrigo e Márcia do Vale vem registrando suas experiências de contato com populações de diversos países da América do Sul e do Caribe. O casal divulga esses conteúdos em palestras proferidas no Brasil e em outros países.
Acima de tudo, chamou a atenção do casal a rápida transformação pela qual estão passando culturas tradicionais de populações cuja vida está voltada para o mar – de caiçaras a indígenas. Disso nasceu a ideia do registro magnífico de uma cultura ímpar que habita uma região pouco visitada do mundo: o arquipélago de St. Blas, no Panamá, terra tradicional dos índios Kunas, os quais resistem, bravamente, às influências da civilização. Resistem e mantêm-se nesse belíssimo conjunto de ilhas – apegados a seus valores culturais, seu artesanato, suas histórias e sua mitologia, e seus rituais.
O objetivo de Márcia e Rodrigo, nesse sentido, é viver uma temporada com os índios Kunas, nessa região de beleza inigualável, e, por meio desse contato, levar para eles as principais questões que envolvem as populações indígenas brasileiras e o próprio país, em termos da manutenção de suas culturas tradicionais. E, por meio do livro, trazer ao Brasil o testemunho desse encontro e a essência dos índios Kunas, a fim de promover uma reflexão.
E, dessa forma, abrir as portas para uma série de publicações e materiais de divulgação sobre intercâmbio cultural na América Latina (as rotas culturais da América). Juntando países vizinhos, aproximando a realidade sul-americana de si mesma, principalmente no Brasil, onde carecemos desse olhar que reúne, integra e faz perceber que pertencemos, TODOS, a uma mesma matriz cultural.
Aos relatos etnográficos de Rodrigo do Vale e às fotos de Márcia do Vale e do fotógrafo convidado juntaremos a leitura de um antropólogo, que fará a reflexão sobre nosso modo de olhar para nossos vizinhos de continente e para esse povo que reluta e luta para manter sua identidade.

 

O livro
Formato: 25 x 25 cm; 150 p.
Papel: couché fosco 150g/m2
Impressão: 4 x 4 cores
Acabamento: capa dura
Tiragem: 3 mil exemplares (2 mil em português, 500 em inglês e 500 em espanhol)

 

Como participar
Patrocinador principal (quota única)
Valor: R$ 600.000,00
Apoiador (duas quotas)
Valor: R$ 300.000,00

Lei Rouanet

PRONAC Número: 0810492

 

 

 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 
 

contato@auana.com.br | +11 3061-0609

© 2009-2010 Auana. WebDesign: QuartaDesign